segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Tipos de Palhaços

Palhaço de teatro - Clown
"O palhaço não é um personagem que você inventa. Ele nasce a partir de quem você é. Aos poucos, conhecendo esse seu lado clownesco, você pode construir alguém que tem vida própria", diz Bete Dorgam, a palhaça Elizabete de Queen.
No teatro, geralmente eles trabalham com histórias já escritas, mas o que esses palhaços gostam mesmo é de uma boa improvisação. Tanto que algumas performances podem depender totalmente da interação com o público, como no espetáculo "Jogando no Quintal".


Palhaço de picadeiro ou de circo
No picadeiro, eles costumam usar maquiagem forte e roupas extravagantes. Fernando Sampaio, o palhaço Padoca do Circo Zanni, contou pra gente que "o ambiente do circo é mais disperso, por isso os palhaços tem que exagerar mais". Normalmente, os palhaços de picadeiro aprendem acrobacia, malabarismo e outras técnicas pra fazer uma paródia daquilo, ou seja, imitar do seu jeito. É claro que no final sai tudo errado.

Palhaço musical
Uma das grandes diferenças entre os palhaços são as técnicas que eles aprendem pra compôr seu personagem. Alguns como Lu Lopes, a palhaça Rubra, utilizam a música. "O importante é entrar em contato com a música que te interessa e brincar com ela do seu jeito. Ela também ajuda a perceber o tempo cômico que é o elemento que faz a risada acontecer".


Palhaço tipo exportação
Sempre de malas prontas, estes palhaços levam suas trapalhadas para diferentes cidades e países. Mas como a gente consegue entender a graça de um palhaço japonês, por exemplo? Gabriella Argentto, a palhaça Du Porto, explica que isso é possível pois "a graça do palhaço está na sua humanidade. Rimos porque nos identificamos com os erros. E, todos nós, brasileiros, indianos, russos, japoneses, americanos, todos queremos a mesma coisa da vida: ser felizes!"

2 comentários:

  1. adorei encontrar o blog de vocês,estou numa pesquisa de palhaços para um resgate...um espetaculo...
    obrigado e parabéns pelo trabalho!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. meu nome e Matheus tenho 15 anos e eu sou palhaço a 1 ano sou multi-uso fasso malabarismo, acrobacias,e ate descolo um bom salario animando festas infantis(fasso esculturas em balao canudo),e o improviso e o meu grande ponto forte
    porem me apresento com a trupi anjos do picadeiro de francisco beltrao parana, meu nome e palhaço pijaminha e nao consegui me enquadrar ou entender que tipo de palhaço eu sou se alguem sou ber me ajude por favor!

    ResponderExcluir